sexta-feira, 19 de outubro de 2012

CÉLULA VEGETAL


  CÉLULA VEGETAL

 
A Anatomia Vegetal é o ramo da Biologia Vegetal que estuda a morfologia interna e externa dos vegetais, preocupando-se com a formação e organização das células, tecidos, órgãos e um indivíduo vegetal.
A célula vegetal é a unidade estrutural e funcional de uma planta, capaz de atuar de maneira autônoma. Apresenta algumas características que são peculiares a ela, principalmente as referentes à parede celular que envolve o protoplasma (conteúdo celular).
Autor: Universidade Santa Cecília
fonte http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/biologia/biologia_vegetal/celula_vegetal/celula_vegetal


 CÉLULA VEGETAL  


imagem fonte http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/biologia/biologia_vegetal/celula_vegetal/celula_vegetal


ESTRUTURA DA CÉLULA VEGETAL

 

PAREDE CELULAR

É uma das principais características da célula vegetal que a difere das células animais. É composta por um polissacarídeo, ou seja, uma longa cadeia formada por moléculas lineares de glicose, conhecida como celulose.

                                                                        
                   Fórmula da celulose

 Fonte: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/biologia/biologia_vegetal/celula_vegetal/celula_vegetal

A celulose está associada a outras substâncias, como: hemiceluloses, compostos pécticos (polissacarídeos que têm a função de reter água ao seu redor, a fim de que o meio fique mais viscoso), lignina (confere maior resistência à parede), suberina e cutina (lípideos que evitam a perda de água da parede celular). A celulose é formada por microfibrilas, reunidas em feixes maiores, as fibrilas. As microfibrilas são sintetizadas por enzimas encontradas na membrana celular. A principal função dessa estrutura é conferir resistência e proteção à célula, impedindo a lise osmótica quando em meio hipotônico.
Autor Universidade Santa Cecília
Fonte http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/biologia/biologia_vegetal/celula_vegetal/celula_vegetal

MEMBRANA CELULAR

É formada por uma bicamada de fosfolipídios com proteínas imersas, que se movimentam constantemente. A membrana celular media o transporte de substâncias entre o meio intra e extracelular, coordena a síntese de fibras de celulose que formam a parede celular, e recebem e transmitem sinais hormonais e ambientais que atuam no crescimento e diferenciação celular.
Autor Universidade Santa Cecília
Fonte http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/biologia/biologia_vegetal/celula_vegetal/celula_vegetal

 Membrana celular


 Imagem Membrana Celular fonte http://probiokelinton.wordpress.com/2010/02/21/os-envoltorios-celulares/

CITOPLASMA

É o líquido conhecido como citossol, no qual as diversas organelas da célula estão imersas. No citossol, observa-se o movimento citoplasmático (ciclose), o qual sofre a influência da luz e da temperatura, e facilita a troca de substâncias dentro e entre as células.
Fonte http://www.infoescola.com/citologia/citoplasma/

NÚCLEO

 O núcleo possui duas funções básicas:
- Controla a síntese de proteínas, e dessa forma, as atividades que são realizadas pela célula.
- Armazena as informações genéticas dos indivíduos.
É revestido pelo envoltório nuclear que mantém os cromossomos juntos. Cada espécie possui um número característico de cromossomos nas células somáticas. Entre os vegetais esse número cromossômico varia muito.
Fonte http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/nucleo9.php

 Núcleo



Imagem núcleo Fonte http://www.portalpaisagismo.com.br/paisagismo/page/2/

PLASTÍDIOS

Os plastos ou plastídios também são organelas características das células vegetais. Desenvolvem-se a partir de proplastídios, que são organelas pequenas presentes nas células imaturas dos meristemas vegetais e que desenvolvem-se de acordo com as necessidades da célula,
São formados por um envoltório, um sistema de membranas internas chamadas tilacoides, contendo uma matriz ou estroma. São divididos em três grandes grupos:
CLOROPLASTOS
Contêm clorofila e dão cor verde ao vegetal. Estão associados à realização da fotossíntese, sendo mais diferenciados nas folhas. Seu sistema de tilacoides é formado por pilhas de membranas em forma de discos, denominadas grana. É nesse sistema que se encontra a clorofila. Na matriz ocorre a fixação de gás carbônico para a produção de carboidratos, além de aminoácidos, ácidos graxos e ácidos orgânicos.
Essas estruturas possuem carga genética própria, assim como as mitocôndrias.
CROMOPLASTOS
Possuem pigmentos carotenoides, geralmente amarelados, alaranjados ou avermelhados. São encontrados em estruturas coloridas, como flores, frutos, folhas e raízes. Surgem a partir de cloroplastos.
LEUCOPLASTOS
Não possuem pigmentos, podem armazenar várias substâncias, como o amido, que é armazenado no amiloplasto (um tipo especial de leucoplasto), e as proteínas, armazenadas nos proteinoplastos.
Autor Universidade Santa Cecília
Fonte http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/biologia/biologia_vegetal/celula_vegetal/celula_vegetal

 Plastidios


 Imagem plastidio fonte http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica10.php

VACÚOLO

Também é uma característica peculiar da célula vegetal. É delimitado por uma membrana denominada tonoplasto. Contém o suco celular, formado por água, açúcares, proteínas, e ainda, compostos fenólicos, pigmentos como betalaínas, antocianinas, cristais de oxalato de cálcio (drusas, estiloides, cristais prismáticos, entre outros). Em certas células pode existir apenas um vacúolo, originado a partir da união de pequenos vacúolos de uma célula meristemática (célula embrionária); em células parenquimáticas, o vacúolo ocupa até 90% do volume celular.
As funções do vacúolo: além de acumular água, armazenam outras substâncias, como proteínas, íons, açúcares, ácidos orgânicos e metabólitos. Como exemplo, os microvacúolos do endosperma da semente de mamona, que contêm grãos de aleurona. Também realizam um processo lisossômico, por meio de enzimas digestivas, existentes nos vacúolos centrais, cujo tonoplasto sofre invaginações para englobar material citoplasmático. Dessa forma, mantém a rigidez do tecido por meio da pressão interna da célula, e desse processo de digestão e reciclagem de substâncias e organelas, cujo conteúdo é liberado  para o citoplasma.
Autor Universidade Santa Cecília
Fonte http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/biologia/biologia_vegetal/celula_vegetal/celula_vegetal

Vídeo Vacúolos Células Vegetais



  Fonte http://www.youtube.com/watch?gl=ID&feature=related&hl=id&v=z9IkeoB7Zuk

MITOCÔNDRIAS

São organelas constituídas de duas membranas lipoproteicas, sendo uma externa, permeável, lisa, e uma interna, a qual possui inúmeras pregas, as cristas mitocondriais, que se projetam para o interior da organela.

 Mitocôndria



Imagem Mitocôndria fonte http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito27.php

A cavidade interna da mitocôndria é preenchida pela matriz mitocondrial, onde estão presentes enzimas, além de DNA e RNA e ribossomos necessários à produção de proteínas. As mitocôndrias são o centro respiratório da célula, onde ocorre a liberação de energia contida em moléculas de ATP (adenosina trifosfato).
A quantidade de mitocôndrias é proporcional à demanda energética da célula, ou seja, quanto maior a demanda, maior também a quantidade de mitocôndrias.
As mitocôndrias, assim como os cloroplastos, possuem carga genética própria, e a explicação mais aceita e baseada na Teoria da Endossimbiose.
De acordo com a Teoria da Endossimbiose, as mitocôndrias derivaram de células procarióticas aeróbias (bactérias), englobadas por células eucarióticas há milhões de anos. Tais bactérias desenvolveram uma relação de simbiose com as células eucarióticas, que possuíam uma fonte mais eficiente de energia. A bactéria, por sua vez, conseguia proteção e nutrientes da célula hospedeira. Essa associação teria perdurado por um tempo, e as bactérias teriam originado as mitocôndrias. Os cloroplastos, são descendentes de cianobactérias (procariontes autótrofos), em um processo muito semelhante ao da origem das mitocôndrias.
Autor  Krukemberghe Fonseca
Fonte http://www.brasilescola.com/biologia/mitocondrias.htm

Teoria da Endossimbiose



Imagem Teoria da Endossimbiose fonte http://prokariotae.tripod.com/teoriaendossimbiotica.htm

RIBOSSOMOS

 São estruturas constituídas de RNA e proteínas. Podem estar livres no hialoplasma ou ligados ao Retículo Endoplasmático. Quando participam da síntese celular, permanecem agrupados ao filamento de RNA mensageiro, formando os polissomos.
Autor Universidade Santa Cecília
Fonte http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/biologia/biologia_vegetal/celula_vegetal/celula_vegetal 

Video Ribossomos


Video Ribossomos Autoras: Aline Armond, Larissa Lopes, Laura Vasconselos, Tais Zanon
 fonte http://www.youtube.com/watch?v=Z5fMb6LXroM

RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO 

É constituído de um sistema de duas membranas lipoproteicas, formadas a partir da invaginação da membrana celular, cuja forma e quantidade variam com o tipo de célula. O Retículo Endoplasmático Liso facilita as reações enzimáticas, já que as enzimas se aderem à sua membrana, sintetiza lipídeos, triglicerídeos, fofolipídeos e esteróides, regula a pressão osmótica, atua no transporte de substâncias pela comunicação com a membrana nuclear e com a membrana celular. O Retículo Endoplasmático Rugoso realiza as funções do Retículo Endoplasmático Liso e sintetiza proteínas, devido à presença de numerosos ribossomos em sua superfície externa.
O Retículo Endoplasmático Liso e o Retículo Endoplasmático Rugoso formam uma extensa rede em seu interior, realizando conexões através de um sistema de canalização.
Fonte http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito17.php

 Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso


Imagem Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso fonte http://professores.unisanta.br/maramagenta/Imagens/ANATOMIA/Reticulo%20-%20extr%20euita.bmp

APARATO GOLGIENSE 

Constituído de pilhas de sacos membranosos achatados que são envolvidos na síntese e secreção de polissacarídeos não celulósicos da parede celular. Processa e secreta glicoproteinas, além de armazenar e distribuir substâncias através de pequenas vesículas.
Autor Universidade Santa Cecília
Fonte http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/biologia/biologia_vegetal/celula_vegetal/celula_vegetal


 Aparato Golgiense


Imagem Aparato Golgiense fonte http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/complexo-golgiense.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário