sexta-feira, 19 de outubro de 2012

REINO VEGETAL

 

REINO VEGETAL

 

BRIÓFITAS



As briófitas são vegetais eucariontes, fotossintetizantes e multicelulares. Elas não apresentam vasos condutores de seiva: xilema e floema, nem estruturas rígidas de sustentação, justificando seu pequeno porte, pois sem os tecidos condutores, a água é transportada de célula para célula, até alcançar todo o corpo da planta. Assim, o transporte de substâncias se dá por difusão e ocorre de forma lenta.São encontradas predominantemente em ambientes úmidos, porém podem ser vistas em água doce, em locais extremamente secos ou mesmo nos pólos da Terra. Estão divididas em três filos: Bryophyta, Hepatophyta e Anthocerophyta; dos três, o Bryophyta é o mais comum; seu principal representante são os musgos. 



 Fonte http://www.plantasonya.com.br/sem-categoria/o-que-sao-briofitos.html

Sua parte permanente é o gametófito. O esporófito  depende deste último para sua nutrição, sendo considerado uma fase passageira do ciclo de vida das briófitas.
As briófitas dependem da água para a reprodução sexuada. Os gametas masculinos anterozoides se deslocam, com auxílio de seus flagelos, até os gametas femininos da planta, a oosfera. Após a fecundação, o zigoto sofre mitoses e forma um embrião. O embrião se desenvolve por meio de novas mitoses e origina o esporófito. Em sua cápsula, desenvolvem-se esporos, a partir de meioses sofridas pelas células-mães. Estes são liberados após certo período, e o esporófito morre. Encontrando condições propícias, os esporos desenvolvem-se, e formam protonemas, que crescem e originam o musgo adulto que, mais tarde, dará continuidade a este ciclo.
 Autora: Mariana Araguaia
Fonte  http://www.brasilescola.com/biologia/briofitas.htm



Fonte http://www.not1.xpg.com.br/briofitas-e-pteridofitas-ciclos-e-caracteristicas-biologia-vegetal/ 
As colônias de briófitas são um importante elemento em muitos ecossistemas, desde a tundra à floresta tropical: elas reduzem a erosão dos solos, servem de reservatórios de água e nutrientes, fornecem abrigo à micro fauna e funcionam como viveiros para outras plantas em processos de sucessão e regeneração.
Algumas espécies de musgos, conhecidas como turfas, ajudam na conservação das encostas, pois absorvem bastante quantidade de umidade, criando um depósito de água, que funciona como combustível, ajudando na qualidade do solo quando estiver seco. 
Fonte http://www.plantasonya.com.br/sem-categoria/o-que-sao-briofitos.html

 

2 comentários: